Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
<b>Tangará da Serra </b>- Projetos da Unemat são apresentados em Conferência Nacional
<b>Tangará da Serra </b>- Projetos da Unemat são apresentados em Conferência Nacional
09/03/2005 16:43:59
por Coordenadoria de Comunicação Social

Educação, Cultura e Diversidade foram temáticas que marcaram a apresentação de ações pioneiras desenvolvidas pela Unemat no âmbito da educação superior em Mato Grosso durante a última Conferência Nacional de Educação e Cultura realizada em Brasília no mês passado.

Os projetos apresentados no formato de pôsteres remeteram a trabalhos desenvolvidos pelo Campus de Tangará da Serra na região sudoeste do estado por meio de ações de pesquisa realizadas junto ao Núcleo de Estudos de Educação e Diversidade (NEED) além da oferta de modalidade diferenciada de curso de graduação.

No que se refere a pesquisa o destaque foi para os projetos denominados “Educação Superior Indígena em Mato Grosso” e “Educação Superior com Pertinência Cultural”. O primeiro, coordenado pela professora da Unemat, Hellen Cristina de Souza realiza um mapeamento sobre a educação superior indígena no Mato Grosso colhendo dados sobre a situação de inserção de índios em cursos superiores.

A pesquisa sobre Educação Superior com Pertinência Cultural é realizada junto a professores da educação básica, acadêmicos em licenciaturas e docentes do ensino superior na perspectiva de propor indicativos curriculares para cursos de formação de professores com enfoque para a realidade afro-descendentes, indígenas e da educação no campo. O projeto é financiado com recursos da Unemat e coordenado pelo professor Neodir Paulo Travessini.

Outro destaque foi para a oferta de graduação na modalidade de turmas especiais como a desenvolvida pela Instituição junto ao município de Campo Novo do Parecis . Ação estruturada no intuito de oportunizar o acesso ao ensino superior em localidades em que a Unemat não possui campus universitário. Nestes casos os cursos são desenvolvidos no formato de turma única com proposta pedagógica e corpo docente ligados ao curso de origem e financiados em esforço conjunto com as prefeituras envolvidas.

Participaram da conferência a coordenadora do campus, Ivanete Inês Parzianello Carvalho e o professor Wilson Luconi Júnior, além dos alunos bolsistas da Universidade, Hélio Monzilar Filho e Marinalva Gomes que vivenciam respectivamente, a realidade do cotidiano indígena e de assentamentos rurais .


Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada